Solucionando conveniências no roteiro.

Conveniências no roteiro são situações pouco naturais, improváveis de acontecer e que só estão lá porque “tem que ser assim para a trama funcionar”. Isso enfraquece a história.


Para corrigir uma conveniência, crie um fato crível que "desemboque" na situação, deixando-a natural e provável de acontecer.


Vamos a um exemplo:


Um garoto de 13 anos mora com os pais. Por algum motivo, ele se encontra sozinho em casa, trancado e em perigo. Mas para a trama funcionar, ele não pode estar com seu celular para pedir ajuda.


É pouco provável que um adolescente não esteja com o seu celular. Então, você precisar criar, de forma natural, uma explicação crível para isso.


O garoto tem 13 anos e mora com a família. Que situação natural e provável poderia justificar ele não estar com o celular?


Muito antes do perigo acontecer, eu poderia inserir uma cena rápida do garoto desobedecendo a mãe e ela tirando o celular dele por 24 horas como castigo. Essa é uma situação comum e provável. É um motivo crível para o garoto estar sem o celular quando o perigo surgir.


Uma das maiores satisfações que você pode dar ao público é fazer as pessoas assistirem a uma cena que parece não ter importância nenhuma e depois essa mesma cena se encaixar perfeitamente em uma situação mais adiante.


Revise sua história buscando por conveniências e faça as correções. Ao inserir o novo fato, certifique-se de que ele se harmoniza perfeitamente com todo o roteiro. A inserção não pode ser um "corpo estranho" dentro da trama. Todas as cenas precisam ser harmônicas e bem encaixadas uma na outra, como um quebra-cabeça.


Assim, você vai construindo uma boa arquitetura para a trama, fazendo tudo ter sentido e aumentando a qualidade do seu roteiro.


Leda Ene

Roteirista


198 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo