Dica para criar um plot twist no seu roteiro.

Atualizado: 6 de Mai de 2020

Uma das experiências mais recompensadoras ao assistir um filme/série é quando você é levado a acreditar em algo e, de repente, a trama apresenta algo completamente diferente, tudo se encaixa na sua cabeça e você tem aquela sensação boa. Entretenimento puro.


Esse é o plot twist ou ponto de virada.


Para causar esse efeito recompensador, é preciso arquitetar cada passo, conduzindo e manipulando a atenção do público para, no momento certo, fazer a revelação.


Como montar um plot twist?


Uma boa forma de montar um plot twist é pensar de trás para frente. Dessa forma, você consegue ver claramente o caminho que terá que trilhar para chegar até a revelação.


Para que o plot twist funcione, o roteirista deve conduzir o público para o caminho errado (ou dúbio) e o mesmo tempo, precisa "plantar" pistas do caminho certo.


A dica é a seguinte: faça com que as pistas do caminho errado sejam mais evidentes e as do caminho certo, mais discretas. Assim, o público será guiado pelo caminho errado e guardará as pistas certas em segundo plano, no fundo da mente, sem perceber conscientemente.


Essa é a chave para a surpresa do plot twist.


Quando a sua trama revelar a verdade, o público fará um rápido flashback dos acontecimentos, buscando coerência sobre a revelação apresentada. Ao buscar por respostas, o público encontrará as pistas certas no fundo da mente (em segundo plano).


Assim, o encaixe perfeito acontece, oferecendo ao público a sensação recompensadora.


Tente criar roteiros com plot twists. É uma surpresa muito agradável para o público, treina bastante a sua habilidade de roteirista e valoriza a trama.


Obs: Criei um roteiro de curta com um plot twist. Chama-se "Branco" e está disponível na seção "Ler Roteiros".


Leda Ene

Roteirista

197 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo