
Dica para criar um plot twist no seu roteiro.
Atualizado: 6 de mai. de 2020
Uma das experiências mais recompensadoras ao assistir um filme/série é quando você é levado a acreditar em algo e, de repente, a trama apresenta algo completamente diferente, tudo se encaixa na sua cabeça e você tem aquela sensação boa. Entretenimento puro.
Esse é o plot twist ou ponto de virada.
Para causar esse efeito recompensador, é preciso arquitetar cada passo, conduzindo e manipulando a atenção do público para, no momento certo, fazer a revelação.
Como montar um plot twist?
Uma boa forma de montar um plot twist é pensar de trás para frente. Dessa forma, você consegue ver claramente o caminho que terá que trilhar para chegar até a revelação.
Para que o plot twist funcione, o roteirista deve conduzir o público para o caminho errado (ou dúbio) e o mesmo tempo, precisa "plantar" pistas do caminho certo.
A dica é a seguinte: faça com que as pistas do caminho errado sejam mais evidentes e as do caminho certo, mais discretas. Assim, o público será guiado pelo caminho errado e guardará as pistas certas em segundo plano, no fundo da mente, sem perceber conscientemente.
Essa é a chave para a surpresa do plot twist.
Quando a sua trama revelar a verdade, o público fará um rápido flashback dos acontecimentos, buscando coerência sobre a revelação apresentada. Ao buscar por respostas, o público encontrará as pistas certas no fundo da mente (em segundo plano).
Assim, o encaixe perfeito acontece, oferecendo ao público a sensação recompensadora.
Tente criar roteiros com plot twists. É uma surpresa muito agradável para o público, treina bastante a sua habilidade de roteirista e valoriza a trama.
Obs: Criei um roteiro de curta com um plot twist. Chama-se "Branco" e está disponível na seção "Ler Roteiros".
Leda Ene
Roteirista