
3 erros que (quase) todo roteirista iniciante comete
Atualizado: 4 de abr. de 2020
ERRO 1: Achar que “ninguém dá oportunidade”.
É muito comum roteiristas iniciantes reclamarem que “ninguém dá oportunidade”. Mas ao contrário do que possa parecer, oportunidades valiosas de trabalho surgem o tempo todo, especialmente para quem está começando.
A questão é que apenas uma parcela minúscula dos roteiristas iniciantes consegue identificar essas oportunidades.
Isso nos leva ao erro 2.
ERRO 2: Não ser capaz de identificar uma “oportunidade”.
Muitos roteiristas iniciantes acham que oportunidades são coisas assim:
“Ser convidado para escrever um filme com orçamento milionário"
"Ganhar remuneração de 6 dígitos"
“Roteirizar uma minissérie da Globo”
“Escrever a mais nova série da Netflix”
Oportunidades para roteiristas iniciantes não vêm em embalagens atraentes, cheias de "glamour" e óbvias como os exemplos acima. Ao contrário, elas normalmente vêm em uma embalagem “feia”, pequena, simples e sem remuneração financeira (ou pagando quase nada).
E isso nos leva ao erro 3.
ERRO 3: Descartar trabalhos sem remuneração financeira sem analisar se a oportunidade oferece outras vantagens.
Muitas oportunidades de trabalho, apesar de não oferecerem pagamento, ajudam a alavancar a carreira do iniciante de tal forma que acabam sendo até mais vantajosas do que trabalhos pagos.
Por isso, é essencial que o roteirista iniciante saiba reconhecer esse tipo de oportunidade de ouro.
Vamos a um exemplo.
Você vê o anúncio de uma produtora pequena e desconhecida buscando roteirista para escrever um curta. É para trabalhar de graça.
Só de ler isso você já está querendo recusar? É aí que vem o pulo do gato.
Não julgue uma oportunidade apenas pela parte financeira. Investigue, pergunte, pesquise. Você precisa descobrir se essa oportunidade aparentemente desinteressante tem "ouro" escondido.
Continuando a história.
Perguntando e pesquisando, você descobre que o curta da produtora será dirigido por Fulano, assistente de um diretor de cinema reconhecido pelo mercado.
E agora? Vale a pena escrever um curta de graça para esse projeto? É claro que sim.
O "ouro" está na oportunidade de ter o seu roteiro lido pelo assistente e, assim, fazê-lo chegar nas mãos do diretor reconhecido, alguém que já conquistou seu espaço e que, por isso, é a pessoa certa para dar a você a primeira validação profissional.
E mais: além de mostrar que é bom roteirista, você teria a oportunidade de mostrar que é também bom colaborador, propondo soluções mais baratas para ajudar a produção, sendo flexível, trabalhando rápido, entregando tudo no prazo e bem feito etc.
E mais (parte 2): você estaria expondo a sua competência não só para o assistente e o diretor reconhecido, mas para toda a equipe de produção (que sempre trabalha em diversos outros projetos).
Dessa forma, se o roteiro estiver vendendo o seu melhor e você se apresentar como alguém disposto a colaborar, são grandes as chances de surgir uma indicação, novos trabalhos, um convite para participar de uma produção com remuneração etc.
Por esse motivo, o roteirista (iniciante ou não) deve sempre trabalhar incansavelmente nos roteiros do seu portfolio, revisando, melhorando, caprichando.
Se o seu roteiro estiver fraco e amador, nenhuma oportunidade do mundo conseguirá ajudá-lo.
É assim que você identifica boas oportunidades: ampliando a sua visão, enxergando além do dinheiro e buscando, em primeiro lugar, as melhores chances de mostrar sua competência para o mercado.
Mas então quando o roteirista ganhará dinheiro?
O dinheiro é a consequência que você "colhe" a partir de uma série de oportunidades bem aproveitadas. E é exatamente na fase em que você é iniciante que muitas dessas essas oportunidades são "plantadas".
Roteiristas iniciantes que aprendem a identificar boas oportunidades saem na frente.
Seja um deles.
Leda Ene
Roteirista